Volkswagen está cada vez mais "chinesa" e o desafio se torna ainda maior
Grupo alemão anuncia sua estratégia de expansão e diz que quer se tornar o primeiro fabricante internacional na China
A Volkswagen mira a China. Durante a apresentação dos resultados semestrais, o grupo explicou exatamente que no gigante asiático é onde mais pretende crescer. Quer se tornar a primeira fabricante internacional e entre as três maiores do mercado automotivo do mundo.
A montadora alemã também explicou que tentará atingir os objetivos firmando duas parcerias com fabricantes locais. Um, estratégico, ligará o grupo Wolfsburg à Xpeng, o outro, mais operacional, verá a Audi consolidar a relação existente com a FAW e a SAIC.
Na China para a China
As colaborações anunciadas durante o Capital Market Day, realizado em 27 de julho, servirão para expandir a gama de produtos atualmente à venda na China. O grupo alemão prestará especial atenção às tendências do mercado e tentará supervisionar com carros desenvolvidos internamente os nichos mais promissores, ou seja, com maiores margens ou maiores taxas de crescimento.
Audi A6 e-tron concept
Nesse sentido, a Volkswagen batizou sua estratégia no país de "Na China para a China", justamente para ressaltar a atenção a uma linha de produtos expressamente pensada para aquele mercado.
Entre plataformas e baterias
A medida faz parte da reorganização mais ampla das plataformas, especialmente aquelas destinadas a modelos com emissão zero. Em particular, a alta administração da empresa declarou sua disposição de acelerar o desenvolvimento da plataforma SSP, que será usada em todo o grupo para a criação de carros de emissão zero de nova geração.
Mais a curto prazo, será também feito trabalho na introdução no mercado da plataforma PPE (destinada à Porsche e Audi), prevista para 2024, e para a plataforma MEB+, uma evolução do MEB existente, prevista para 2025.
Ao mesmo tempo, como anunciado no passado, a Volkswagen iniciará uma espécie de revolução em termos de baterias, com a PowerCo, empresa destinada justamente à produção de células e acumuladores, que começará a trabalhar em Células Unificadas, que trarão vantagens claras em termos de flexibilidade, desempenho e custos.
O papel central da Cariad
Em tudo isso, a Volkswagen também tentará acelerar o desenvolvimento de software com a Cariad, empresa dedicada a esse ramo da empresa, que tentará superar os problemas que teve até agora e se propor como fornecedora interna de software para todo o grupo.
A Cariad será responsável pela criação da nova plataforma digital na qual os veículos "orientados por software" podem ser projetados para oferecer serviços avançados compatíveis com a direção autônoma avançada. A Volkswagen disse que continua a fazer progressos na condução autônoma total e iniciou uma série de testes nesse sentido na América do Norte e na Europa.
Galeria: Volkswagen ID.2 all
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